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segunda-feira, 30 de maio de 2016

Mundial de Motovelocidade - Prévia oficial do GP da Catalunha...

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MotoGP - Lorenzo e Marquez querem a glória de vencer em casa enquanto Rossi planeja retorno.
O GP catalão tem sido o palco de uma série de batalhas fantásticas,  e após o drama de Mugello  2016 poderia muito bem ser mais uma.
Mugello foi um fim de semana cheio de emoção, com duras batalhas e ousadas ​​manobras de última volta em todas as três categorias do Campeonato Mundial, mas a majestade da última volta da corrida de MotoGP ™ não será esquecida tão cedo. Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) e Marc Márquez (Repsol Honda Team) deram tudo de si para tentar roubar a vitória, com  apenas 0,019 de segundo dividindo-os. Foi o final mais próximo da categoria rainha desde 2011 e a batalha mais feroz da dupla espanhola desde 2013. Nenhum deles quer ser derrotado em casa, em Barcelona, com Lorenzo pretendendo enfileirar  três vitórias, enquanto Márquez quer  estar de volta no topo pela primeira vez desde Austin. Mas certamente não são apenas os dois espanhóis que estarão na briga.
Enquanto Mugello foi um fim de semana glorioso para Lorenzo e Márquez, o domingo foi torturante para Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP), cuja moto explodiu quando ele  lutava pela liderança. Pela segunda vez em 2016 Rossi foi embora sem pontos, e está agora 37 pontos atrás da liderança do campeonato. Esta não é a primeira vez que Rossi chega  em Barcelona, ​​quintal de Lorenzo, com um déficit no campeonato. Em 2009 Rossi produziu uma de suas corridas mais memoráveis, superando Lorenzo na última curva da última volta e ditando a lei na casa do rival.
Há muito em  jogo entre os três primeiros, mas há outros 16 pilotos todos prontos para subir no pódio se a oportunidade se apresentar. Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar) e Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar) largaram na primeira fila no  GP catalão de 2015,  e certamente tentarão  fazê-lo novamente.Viñales continuou a crescer em 2016; com um pódio na França e outra primeira fila  em Mugello, o espanhol é sempre uma ameaça. Pole  em 2015, Espargaró teve um ano de altos e baixos e está pronto para voltar ao top 6 depois de um fim de semana difícil em Mugello.
A dupla dinâmica do Ducati Team, Andrea Iannone e Andrea Dovizioso também será, sem dúvida, uma  ameaça na qualificação (classificação) e na corrida. Iannone conseguiu estabelecer um novo recorde de velocidade de pontao em Mugello, atingindo 354,9 km / h durante a corrida, e um motor poderoso é um bônus adicional no Circuito de Barcelona, que tem um quilômetro em linha reta. Nos últimos três anos Iannone e Dovizioso terminaram apenas uma vez entre os cinco primeiros;  Iannone ficou em quarto em 2015.
Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3) voltou  à forma em Mugello, obtendo a vitória entre as equipes independentes à frente de Danilo Petrucci (Octo Pramac Yakhnich). O resultado, com Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3) e Hector Barberá (Avintia Racing) em fim de semana difícil, compactou a classificação das independentes, e agora  12 pontos separam os três principais classificados.
Loris Baz (Avintia Racing) vai estar ausente do Grande  Prêmio da Catalunha, porque ele sofreu múltiplas fraturas em seu pé direito em Mugello e será substituído por Michele Pirro.

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Moto2 -  A briga do campeonato chega a  BarcelonaSeis rodadas se passaram e não há nenhum claro favorito na batalha pelo Campeonato  Mundial de Moto2; será que Montmelo vai clarear?
Cada vez que um piloto tem a vantagem no campeonato da classe intermediária, seus rivais contra-atacam na próxima corrida para voltar a assumir a liderança. Sam Lowes (Federal Oil Gresini Moto2) e Alex Rins (Paginas Amarillas HP) continuam a trocar de vantagem quando cada um ganha ou tem um fim de semana difícil. Nenhum deles foi capaz de terminar no degrau mais alto em Mugello, mas Lowes saiu de lá  como  líder do campeonato graças ao seu terceiro lugar. Ele chega ao Grande  Prêmio da Catalunha com 98 pontos, apenas dois a mais do que Rins.
Enquanto Lowes nunca visitou o pódio em Barcelona, ​​Rins volta para casa, onde obteve  dois segundos lugares no passado, incluindo um na corrida de 2015. Rins teve um fim de semana difícil em Mugello, enviado para o final do grid durante a relargada da corrida por não sair dos boxes em tempo hábil, mas recuperou-se com um respeitável sétimo lugar. O espanhol tem claramente velocidade para lutar pelo título, só precisa de encontrar mais alguma consistência,  tendo por duas vezes terminado fora do top cinco.
Desde que conquistou a vitória no Qatar, Tom Lüthi (Interwetten garagem mais)  terminou no pódio apenas mais uma, quando ele ficou em terceiro lugar na França. O suíço manteve-se no top ten, muitas vezes lutando pelo pódio nas primeiras fases das corridas. A vitória e sua sólida sequência de top ten o mantiveram  em terceiro lugar no campeonato, 16 pontos atrás de Lowes no topo da tabela. Desde 2010 Luthi obteve três pódios em Barcelona, ​​segundo em 2010 e 2012 e terceiro lugar em 2013.
Mas o homem do momento é, sem dúvida, Johann Zarco (Ajo Motorosport) que conquistou uma vitória sensacional em Mugello, superando Lorenzo Baldassarri (Forward Team) por 0.030s. Alguns haviam começado a questionar o piloto francês depois de não conseguir marcar pontos em  casa na França, mas o Campeão do Mundo de Moto2 em 2015 continua mais rápido que nunca. Ele está  apenas um ponto atrás de Luthi e 17 pontos atrás Lowes. Basta um erro da dupla à frente e Zarco logo estará de volta com eles imediatamente. Em 2015 Zarco ganhou o GP da Catalunha por 0.426s de vantagem sobre Rins, melhorando seu segundo lugar no ano anterior. Ele não irá desistir de sua coroa sem luta.
O quarteto que comanda o campeonato certamente chega como favorito para a corrida, mas Baldassarri permanece como uma ameaça sempre presente para o pódio. Nas últimas três corridas ele caiu duas vezes durante uma batalha entre os três primeiros, e finalmente foi  capaz de acertar o passo em casa em Mugello para obter o melhor resultado de sua carreira, o segundo lugar.
Equipas e pilotos permaneceram  em Mugello para um dia de testes na segunda-feira após a corrida, mas isso, infelizmente, foi afetado pelo clima, e vários pilotos decidiram ir  para casa mais cedo.

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Moto3 - Binder pode ser parado?Três corridas e três vitórias para Brad Binder, o sul-africano que continua a brilhar na classe leve.
 
O início de temporada de Danny Kent em 2015 foi um dos mais dominantes na classe leve, e o britânico fechou a sexta etapa do ano em Mugello com 124 pontos. Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) pode não ter vencido corridas por mais de oito segundos, mas seu desempenho não é menos impressionante. Desde que conquistou sua incrível primeira vitória de último para primeiro em Jerez, ele ficou mais forte a cada etapa e mostrou que  é um lutador mais do que capaz no meio da loucura em Mugello. Ele chega ao roundsete  com 127 pontos na mão e 49 pontosde frente, mas, como Kent mostrou em 2015, qualquer coisa pode acontecer nas 12 etapas restantes.
Mugello provou ser um fim de semana desastroso para Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0) que foi ao chão após um  contato com outro piloto, resultando em seu primeiro abandono do ano. O espanhol ainda está para ganhar sua primeira corrida, mas continua a ser uma ameaça constante até a linha de chegada. Vindo do campeonato FIM CEV Repsol, Navarro tem ampla experiência no circuito de Barcelona e, sem dúvida, estará pressionando Binder mais uma vez. Navarro chega em casa a 49 pontos da liderança do campeonato, e é o rival mais próximo de Binder.
Romano Fenati (SKY Racing Team VR46) parecia estar à beira da glória em casa, mas uma corrente quebrada o fez abandonar. O italiano está agora a maciços 60 pontos de Binder,  e precisa começar a a superar o sul-africano; infelizmente, o circuito de Montmeló nunca foi um dos melhores para Fenati. Em2014 o italiano ficou em quinto, o seu resultado mais forte nessa pista.
Binder pode ter fugido na liderança do campeonato, mas a batalha pelo quarto lugar permanece uma das mais apertadas da classe. O novato  Nicolo Bulega (SKY Racing Team VR46) atualmente ocupa a posição com 54 pontos, apenas um à frente de Francesco Bagnaia (Aspar Mahindra Equipe Moto3), que chega à Espanha impulsionado por seu terceiro pódio do ano. Bagnaia permanece como um dos poucos pilotos capazes de colocar de forma consistente a Mahindra entre o grupo da frente. A dupla é seguida de perto pelo também piloto da VR46 Academy Niccolo Antonelli (Ongetta-RIVACOLD), apenas três pontos atrás Bulega.
Antonelli ficou em quarto em 2015 na Catalunha, um dos dois únicos pilotos no top cinco do ano passado que ainda estão no campeonato. Enea Bastianini (Gresini Racing Moto3) terminou em segundo lugar na mesma corrida,  e vai para Barcelona com a esperança de estar mais perto da recuperação completa (de um acidente no motocross). O pulso direito quebrado forçou o italiano a perder a corrida de Le Mans, voltando em Mugello para sair na sexta posição e terminar a corrida em 12º, provando que pode lutar contra as dores. O candidato ao título em 2015 ainda não conseguiu um pódio em 2016, mas pode chegar lá  em Barcelona.
A segunda-feira após a corrida na Itália ofereceu o primeiro teste oficial na temporada para o pelotão da  Moto3. Infelizmente, foi um dia de interrupções por causa da  chuva de manhã e à tarde houve ventos, limitando a  atividade na pista. Vários pilotos tiveram a chance de trabalhar em sua configuração de chuva, enquanto outros optaram por não sair da garagem.
O Grande Prêmio da Catalunha começa 
na sexta-feira, com os  treinos livres 1 da Moto3 às 09:00,  hora local (4h do Brasil).

Fonte: MotoGP

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Opinião MM: Ano passado a corrida foi dominada pelas Yamahas, com dobradinha Lorenzo-Rossi, enquanto Marc Márquez caiu e abandonou, deixando o 3º lugar livre para Dani Pedrosa. Um ano se passou e as Yamahas seguem dominando. Lorenzo chega em alta e Rossi catando os cacos do motor e do coração, despedaçados há duas semanas em plena corrida. Ele é bom nisso...

Na Moto2 nada decidido, e a oportunidade de ver até onde vão o "nostro" Franco Morbidelli e o "gajo" Miguel Oliveira. Se possível, pódio neles.

Na classe menor, espera-se a loucura de sempre, com o couro comento da primeira à última volta, da primeira à última curva. E salve-se quem puder...

Que seja um fim de semana seguro e divertido para todos, dentro e fora da pista...

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