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terça-feira, 24 de setembro de 2013

História da MotoGP

Beneficiando de 63 anos de história, MotoGP ™ é o mais antigo de todos os motorsports World Championships - sua primeira competição anual ter sido realizada em 1949.
Desde o início de 1900 motocicleta Grands Prix foram realizadas em vários países e, em 1938, o predecessor do atual FIM, o FICM (Fédération Internationale des Clubs Motocyclistes), anunciou um Campeonato da Europa. No entanto, o início da Segunda Guerra Mundial interrompeu a competição e, em seguida, levou algum tempo após a guerra para o combustível para se tornar disponível, antes de uma série verdadeiramente internacional, poderiam ser criados.

PRIMEIROS DIAS

Quando o primeiro Campeonato Mundial oficial foi realizado em 1949, Grand Prix de corrida compreendia quatro classes de solo, com o título de 500cc a inaugural "categoria rainha" que está sendo vencida pelo piloto britânico Leslie Graham no AJS máquinas. Outro britânico, Freddie Frith (Velocette) deu o primeiro título mundial já 350cc, enquanto os italianos de Bruno Ruffo (Moto Guzzi) e Nello Pagani (Mondial) foram os primeiros campeões mundiais de 250cc e 125cc, respectivamente.
Um campeonato sidecar 600cc na mesma temporada foi vencida pelos britânicos Eric Oliver e Denis Jenkinson com Norton máquinas, embora a categoria sidecar tornou-se uma competição de 500cc em 1951.
Os fabricantes italianos como a Mondial acima mencionado e as empresas Moto Guzzi, junto com empresas como a Gilera e MV Agusta, dominou o Campeonato Mundial na década de 1950, refletindo a força da indústria de motocicletas do país na época. MV Agusta foram particularmente prolífico no final da década, tendo uma limpeza de títulos mundiais em todas as quatro categorias para três temporadas 1958-1960 - enquanto seu domínio na classe 500cc foi ininterrupta por 17 anos a partir de 1958 até 1974.

Anos sessenta de balanço

Durante os anos 60 a indústria moto japonesa começou a crescer e durante essa década, muitos dos fabricantes que participam nos dias atuais MotoGP ™, como Honda, Suzuki e Yamaha, chegou para pegar seu primeiro título do Campeonato do Mundo ganha através do 125, 250 e 500 categorias, como eles mesmos anunciados em Grandes Prémios. Suzuki em particular, teve grande sucesso em uma nova classe de 50cc que foi introduzido em 1962.
Final dos anos 60 trouxe o início dos dias de glória de MotoGP ™ lenda Giacomo Agostini - o piloto mais bem sucedido na história da competição do Campeonato do Mundo. Até os modernos pilotos era regularmente competiu em duas ou três aulas em simultâneo e Agostini levou 10 dos seus 15 títulos em cinco temporadas consecutivas como bicampeão em 350cc e 500cc - em um período de ouro início em 1968, andando por MV Agusta.
Neste momento, a escalada dos custos associados com o Grand Prix de corrida atingiu um nível tal que várias empresas japonesas se retirou da competição - com apenas Yamaha esquerda no final dos anos 60.Em resposta, o FIM introduziu regras que limitaram as motos de motores de cilindro único na classe 50cc, dois cilindros de 125cc e 250cc e quatro cilindros de 350cc e 500cc.

Level playing field

No período que se seguiu à igualdade viu ganha título para as empresas da Europa (Bultaco, Kreidler, Morbidelli, MV Agusta), Japão (Kawasaki, Suzuki, Yamaha) e América do Norte (Harley Davidson) - com as empresas japonesas finalmente quebrar MV estrangulamento na categoria rainha por meados dos anos 1970 da Agusta.
Após uma pausa de quase 12 anos de corridas, a Honda voltou do Campeonato Mundial no final de 1970 e em 1983 eles tinham mudado sua filosofia de utilizar máquinas de 4 tempos para construir o V3 500 2 tempos, conhecido como o NS500, em que Freddie Spencer levou o título mundial de 500cc - a sua primeira vitória no campeonato ea primeira da Honda desde seu retorno ao Grand Prix.
A corrida temporada anterior na classe 350cc foi levado a uma conclusão depois de 34 anos de competição, deixando quatro classes no Campeonato do Mundo - 50cc, 125cc, 250cc e 500cc - com 50cc posteriormente substituído por uma categoria 80cc em 1984. Um caso de curta duração, o Campeonato Mundial de 80cc foi disputada por apenas seis temporadas, rendendo quatro títulos para o Derbi, três cortesia do piloto espanhol Jorge Martinez.

ÍDOLOS AMERICANOS

Os anos 1980 e 1990 viu algumas corridas de excelente qualidade na categoria rainha, em particular com a concorrência acirrada entre Honda, Suzuki e Yamaha e algumas grandes batalhas entre as estrelas americanas como Eddie Lawson, Randy Mamola, Freddie Spencer, Wayne Rainey e Kevin Schwantz.Enquanto isso, nas categorias de 125cc e 250cc fábricas européias, como Derbi, Garelli e posteriormente Aprilia lutavam para as honras com os gigantes japoneses.
A longa associação que teve com sidecars Grand Prix de corrida chegou ao fim após a temporada de 1996, quando a classe evoluiu para a Copa do Mundo Sidecar em 1997.
No final de 1990 a classe 500cc foi totalmente dominado por Honda herói e MotoGP ™ Legend Mick Doohan, que levou cinco títulos consecutivos, antes de uma combinação de lesões de corrida trouxe a carreira do australiano a um fim prematuro em 1999.

A Idade Moderna

Antes da revisão dos regulamentos que provocaram a mudança para competição 990cc 4 tempos na categoria rainha - em linha com a engenharia moderna e tendências da produção - um jovem piloto italiano chamado Valentino Rossi levou o último título de 500cc já em 2001 Honda, tendo venceu a edição de 1997 do campeonato de 125cc ea coroa litro trimestre 1999 com a Aprilia.
Após a re-branding do Campeonato do Mundo de MotoGP ™ em 2002 e com a introdução das corridas de 990cc, Rossi passou a ganhar mais quatro títulos consecutivos, dois com Honda e dois depois de uma jogada sensacional para Yamaha.
Nas últimas temporadas, as categorias mais baixas têm sido governado por jovens pilotos europeus que se preparam para o MotoGP ™ em Aprilia e motos Honda, com Dani Perdosa sintetizando a tendência, com três títulos consecutivos - um em 125, em 2003, seguido de dois em 250 - andar para a Honda antes entrando na categoria rainha. Em sua primeira temporada na MotoGP ™ Pedrosa dividiu o box com o americano Nicky Hayden, cujo agressivo, mas equitação consistente lhe valeu o título de 2006 e terminou procissão anual da Rossi para a glória Repsol Honda.
No início da temporada de 2007, novas regras que restringem o número de pneus usados ​​no Grand Prix finais de semana e uma redução no tamanho do motor de 990cc para 800cc novamente nivelou o campo jogando em MotoGP ™ - com Bridgestone equipado piloto da Ducati Casey Stoner emergentes como o primeiro piloto de destaque da nova era, como o fugitivo Campeão do Mundo de 2007. Em 2008, no entanto, Rossi voltou ao auge, levando seu sexto título na categoria rainha, com Stoner um distante segundo colocado na classificação.
A temporada de 2009 viu a introdução de uma regra única de pneus, como Bridgestone foram nomeados os fornecedores únicos para a classe de MotoGP ™. Rossi levou seu sétimo título na categoria rainha depois de uma batalha com o companheiro de equipe, Jorge Lorenzo, levando-o para dentro de um mais de igualar o recorde de Giacomo Agostini de todos os tempos de oito.
A temporada de 2010 viu um novo nome entrar no livro de história MotoGP ™ como Jorge Lorenzo foi coroado Campeão do Mundo após uma temporada longa batalha emocionante com seu companheiro de equipe de Rossi para o título. Lorenzo mostrou excelente consistência e maturidade notável para reivindicar a principal coroa de classe com apenas 23 anos.
2011 viu Casey Stoner movimento a fábrica da Honda, um interruptor que se mostrou um sucesso retumbante. Stoner conquistou o título de 2011 com uma vitória em Phillip Island, seu nono, mas não a sua vitória final da temporada (ele também ganhou a última rodada, em Valência).
Em 2012, a rede comutada para as máquinas de 1000cc era da Yamaha Factory Racing, Jorge Lorenzo, que levou o título depois de terminar em segundo lugar em Phillip Island. Ele foi empurrado por todo o caminho por Dani Pedrosa, da Repsol Honda Team, enquanto Casey Stoner terminou a última temporada em terceiro, após uma lesão no meio da temporada, antes de ir para a reforma.

Fabricantes - os grandes nomes

A lista a seguir apresenta as principais estatísticas sobre os principais fabricantes que participaram no Campeonato do Mundo ao longo das últimas seis décadas (estatísticas corrigir a partir do final da temporada de 2012):
AJS um título Mundial de Construtores, 9 vitórias em todas as classes
Aprilia 18 Construtores títulos mundiais, 274 vitórias em todas as classes
Derbi oito Construtores títulos mundiais, 93 vitórias em todas as classes
Ducati Construtores um título mundial, 32 vitórias em todas as classes
Garelli 5 Construtores títulos mundiais, 51 vitórias em todas as classes
Gilera 5 Construtores títulos mundiais, 59 vitórias em todas as classes
Kreidler 7 Construtores títulos mundiais, 71 vitórias em todas as classes
Harley Davidson um título Mundial de Construtores, 28 vitórias em todas as classes
Honda 61 Construtores títulos mundiais, 658 vitórias em todas as classes
Kawasaki 9 Construtores títulos mundiais, 85 vitórias em todas as classes
Mondial 5 Construtores títulos mundiais, 18 vitórias em todas as classes
Moto Guzzi 6 Construtores títulos mundiais, 45 vitórias em todas as classes
MV Agusta 37 Construtores títulos mundiais, 275 vitórias em todas as classes
Norton 4 Construtores títulos mundiais, 41 vitórias em todas as classes
Suzuki 15 Construtores títulos mundiais, 155 vitórias em todas as classes
Yamaha 37 Construtores títulos mundiais, 470 vitórias em todas as classes

MOTO GP LEGENDS

Desde o lançamento do ™ Hall of Fame da MotoGP em 2000, uma série de pilotos que cada um foram protagonistas ao longo de mais de meio século de Grandes Prémios foram empossados ​​como Lendas do MotoGP ™. O primeiro piloto a se tornar uma Lenda do MotoGP ™ foi da Austrália citada cinco vezes Campeão do Mundo Mick Doohan, que foi homenageado em Mugello, em maio de 2000.
Desde então, vários nomes ilustres adicionais de diferentes eras da corrida ter sido introduzido no Hall MotoGP ™ of Fame, conforme listado na íntegra aqui:
Giacomo Agostini (Itália) 15 títulos mundiais, 122 vitórias em todas as classes
Mick Doohan (Austrália) 5 títulos mundiais, 54 vitórias em todas as classes
Geoffrey Duke (GB) 6 títulos mundiais, 33 vitórias em todas as classes
Mike Hailwood (GB) 9 títulos mundiais, 76 vitórias em todas as classes
Daijiro Kato um título (Japão) mundial, 17 vitórias em todas as classes
Wayne Gardner (Austrália) um título mundial, 18 vitórias em todas as classes
Eddie Lawson (EUA), quatro títulos mundiais, 31 vitórias em todas as classes
Anton Mang (Alemanha) 5 títulos mundiais, 42 vitórias em todas as classes
Angel Nieto (Espanha), 13 títulos mundiais, 90 vitórias em todas as classes
Wayne Rainey (EUA), três títulos mundiais, 24 vitórias em todas as classes
Phil Read (GB) 7 títulos mundiais, 52 vitórias em todas as classes
Kenny Roberts (EUA), três títulos mundiais, 24 vitórias em todas as classes
Jarno Saarinen (FIN) um títulos mundiais, 15 vitórias em todas as classes
Kevin Schwantz (EUA), um título mundial, 25 vitórias em todas as classes
Barry Sheene (GB) 2 títulos mundiais, 23 vitórias em todas as classes
Freddie Spencer (EUA), três títulos mundiais, 27 vitórias em todas as classes
John Surtees (GB) 7 títulos mundiais, 38 vitórias em todas as classes
Carlo Ubbiali (Itália) 9 títulos mundiais, 39 vitórias em todas as classes
Casey Stoner (Austrália) 2 títulos mundiais, 45 vitórias em todas as classes *
* Pendente de indução oficial em Legends MotoGP ™.

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