Jorge Lorenzo estava mordido. Incomodado com a sequência de quatro vitórias consecutivas da jovem sensação Marc Márquez (Honda), o espanhol da Yamaha entrou no GP da Inglaterra determinado a interromper a soberania do rival. Na largada, quando assumiu a ponta, um "chega pra lá" no adversário que começara na pole era um cartão de visitas e o sinal de que não estava para brincadeiras. Nas voltas finais, levou a melhor em um duelo que ficará na história da MotoGP (confira a épica disputa no vídeo). O também espanhol Dani Pedrosa (Honda) acompanhou a briga de camarote e completou o pódio, enquanto o veterano multicampeão Valentino Rossi (Yamaha) terminou em seu já "cativo" quarto lugar. Um domingo inesquecível justamente na prova que marcou o 200º GP da nova era da MotoGP, desde a introdução de motos com motores quatro tempos para substituir as de dois tempos (500cc) em 2002.
Com o resultado na Inglaterra, Lorenzo chegou aos 194 pontos e diminuiu a desvantagem para a dupla da Honda. Márquez segue na liderança do Mundial com 233 pontos, agora 30 a mais que seu companheiro de equipe, Pedrosa, vice-líder com 203. Confira a classificação completa após 12 de 18 etapas.
A corrida
Largando em segundo, Lorenzo tomou a ponta do pole Márquez logo nos primeiros metros. Com uma Yamaha ligeiramente inferior tecnicamente às motos da Honda, o piloto da Yamaha suou para segurar o ímpeto de Márquez – que havia deslocado o ombro na parte da manhã após um acidente no “warm up” (aquecimento realizado pouco antes da prova). Mesmo lesionado, o prodígio da Honda mostrou sua já conhecida ousadia. Após ensaiar algumas ultrapassagens, assumiu a liderança a três voltas do fim. Mas Lorenzo deu o troco curvas depois e recuperou a primeira posição.
Só que Márquez não é de se acomodar. Atacou o adversário mais uma vez na última volta. O jovem da Honda deu o bote e tomou a ponta, mas Lorenzo se negou a ceder a vitória. Deu o "X" de imediato e segurou sua Yamaha nas curvas finais para receber a bandeira quadriculada apenas 0s081 à frente do abusado piloto da Honda. Pouco, porém mais do que o suficiente para voltar a vencer.
Lorenzo admitiu que em certo momento, achou que a vitória escaparia:
- O Marc nunca desiste, mesmo um pouco machucado depois do warm up. Ele me passou a três voltas do fim, mas o estudei um pouco durante uma volta e vi que ele lutava em alguns pontos de freada e o passei na curva onde ele tinha caído. Forçei na última volta, abri uma pequena vantagem, mas cometi um erro na travagem e quase caí. Quando ele me passou a três curvas do fim, pensei que estava outra vez acabado e que ia ficar em segundo, mas depois ele abriu um pouco na última curva e pensei “é agora, ou nunca” e tentei e consegui – descreveu Lorenzo.
Apesar do segundo lugar, Márquez comemorou o resultado e deu os parabéns ao vencedor:
- Esta manhã, quando desloquei o ombro, pensava que o fim de semana tinha terminado, mas os médicos conseguiram recolocar o ombro no sítio rapidamente e pude lutar com o Jorge. Não tive muitas dores durante a corrida porque me deram uma injeção (analgésico), se bem que no fim comecei a perder forças e me sentir muito cansado. Apesar de tudo, consegui lutar durante toda a corrida com o Jorge, até à última curva, mas no fim foi ele que venceu. Dou-lhe os parabéns pelo triunfo! Para mim, estes 20 pontos são uma vitória! - disse o piloto da Honda.
Jorge Lorenzo comemora muito a vitória em Silverstone
Pedrosa e Crutchlow apáticos
Dani Pedrosa chegou colado em Márquez e Lorenzo, mas foi mero espectador. Apesar da fama de boas largadas, começou discreto, caindo da quinta para a sexta posição. Na sequência, se recuperou, pulou para terceiro e começou a se aproximar rapidamente dos dois ponteiros.
Pedrosa colou nos rivais. Mas quando parecia que se tornaria o grande destaque da prova, ele apagou. Sem brilho, acomodou-se com o terceiro lugar e apenas assistiu Márquez tentar tirar a vitória de Lorenzo.
Sem conseguir acompanhar o ritmo dos pilotos mais jovens dos times de fábrica de Honda e Yamaha, o heptacampeão Valentino Rossi precisou se contentar com seu “cativo” quarto lugar. O veterano, que largou em sexto, ainda mostrou a velha forma para deixar para trás o alemão Stefan Bradl (LCR Honda) e o espanhol Álvaro Bautista (Gresini Honda).
Piloto da casa, o britânico Cal Crutchlow, da Tech 3, satélite da Yamaha, teve um fim de semana difícil. Levou dois tombos no sábado e mais um no “warm up”. Na corrida, largou em terceiro, mas teve uma atuação apática e foi ficando para trás até cruzar em sétimo, atrás de Bautista e Bradl.
Quedas de Márquez e Crutchlow
O domingo da MotoGP começou com um grande susto. Márquez levou um tombo durante o “warm up”. No acidente, sua moto atingiu a moto de Crutchlow, que havia caído segundos antes. Os fiscais, que erguiam a máquina do britânico, precisaram sair correndo para não serem atingidos. Márquz deslocou o ombro na queda e correu o risco de ficar fora da corrida. Ele foi atendido no centro médico, onde teve o ombro colocado no lugar e foi liberado logo em seguida. Apesar da dor, voltou à pista para largar na pole position. Mesmo perdendo a ponta já na largada, o jovem espanhol se recuperou e afrontou o domínio de Lorenzo por toda a prova, e só não levou a melhor porque encontrou um inspirado bicampeão à sua frente.
Confira o resultado do GP da Inglaterra de MotoGP:
1) Jorge Lorenzo (Yamaha), em 40m52s515
2) Marc Marquez (Honda) + 0s081
3) Dani Pedrosa (Honda) + 1s551
4) Valentino Rossi (Yamaha) + 13s233
5) Alvaro Bautista (Gresini Honda) + 13s298
6) Stefan Bradl (LCR Honda) + 20s227
7) Cal Crutchlow (Tech 3 Yamaha) + 26s299
8) Nicky Hayden (Ducati) + 35s993
9) Bradley Smith (Tech 3 Yamaha) + 36s119
10) Aleix Espargaro (Aspar Aprilia) + 53s196
11) Andrea Iannone (Pramac Ducati) + 59s058
12) Michele Pirro (Pramac Ducati) + 1m00s710
13) Hector Barbera (Avintia FTR-Kawasaki) + 1m01s690
14) Colin Edwards (Forward FTR-Kawasaki) + 1m01s843
15) Danilo Petrucci (Ioda-Suter-BMW) + 1m08s833
16) Randy de Puniet (Aspar Aprilia) + 1m09s063
17) Claudio Corti (Forward FTR-Kawasaki) + 1m16s474
18) Hiroshi Aoyama (Avintia FTR-Kawasaki) + 1m16s535
19) Michael Laverty (PBM-Aprilia) + 1m32s057
20) Yonny Hernandez (PBM Aprilia) + 1m36s224
21) Bryan Staring (Gresini FTR-Honda) + 2m00s635
2) Marc Marquez (Honda) + 0s081
3) Dani Pedrosa (Honda) + 1s551
4) Valentino Rossi (Yamaha) + 13s233
5) Alvaro Bautista (Gresini Honda) + 13s298
6) Stefan Bradl (LCR Honda) + 20s227
7) Cal Crutchlow (Tech 3 Yamaha) + 26s299
8) Nicky Hayden (Ducati) + 35s993
9) Bradley Smith (Tech 3 Yamaha) + 36s119
10) Aleix Espargaro (Aspar Aprilia) + 53s196
11) Andrea Iannone (Pramac Ducati) + 59s058
12) Michele Pirro (Pramac Ducati) + 1m00s710
13) Hector Barbera (Avintia FTR-Kawasaki) + 1m01s690
14) Colin Edwards (Forward FTR-Kawasaki) + 1m01s843
15) Danilo Petrucci (Ioda-Suter-BMW) + 1m08s833
16) Randy de Puniet (Aspar Aprilia) + 1m09s063
17) Claudio Corti (Forward FTR-Kawasaki) + 1m16s474
18) Hiroshi Aoyama (Avintia FTR-Kawasaki) + 1m16s535
19) Michael Laverty (PBM-Aprilia) + 1m32s057
20) Yonny Hernandez (PBM Aprilia) + 1m36s224
21) Bryan Staring (Gresini FTR-Honda) + 2m00s635
Não completaram:
Andrea Dovizioso (Ducati) 18 voltas
Lukas Pesek (Ioda-Suter-BMW) 1 volta
Andrea Dovizioso (Ducati) 18 voltas
Lukas Pesek (Ioda-Suter-BMW) 1 volta
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