Marc Marquez foi uma surpresa para muitos, dentro e fora do paddock de MotoGP ™ em 2013, tendo vencido três de suas nove primeiras corridas e terminou o primeiro pódio na categoria de uma só vez até o momento. O piloto da Repsol Honda Team e actual líder do campeonato revisado Parte 1 da temporada à frente de suas férias de verão.
Qual raça você mais gostava nesta temporada?
Existem vários, mas Austin foi especial - a primeira vitória para mim. Eu também gostava de Laguna Seca. Era uma pista nova para mim, que eu nunca tinha andado em, e é um circuito especial. Eu também adorei a corrida de Jerez porque eu empurrei a 100%. Existem várias corridas em que eu poderia ter feito melhores, outros piores, mas no geral estou feliz com exceção de Mugello, que foi um fim de semana de acidentes e uma queda na corrida com apenas duas voltas do fim - e eu perdi alguns pontos valiosos.
Qual foi a sensação de ganhar uma corrida de MotoGP?
Após o teste de Austin, vi que poderia ser uma boa oportunidade para conseguir a primeira vitória, mas você sempre tem suas dúvidas - porque o teste não é como um Grand Prix fim de semana. Na corrida coisas são completamente diferentes. Quando eu ganhei a corrida, num primeiro momento parecia apenas mais uma vitória. Mas quando cheguei em casa, eu senti que a vitória na MotoGP não é apenas uma vitória, é algo especial e fiquei emocionado. Lembrei-me de todas as pessoas que me ajudaram a alcançá-lo.
Você acha que isso é normal para ganhar em apenas sua segunda corrida?
Não, mas depende muito das circunstâncias. Ao vencer, isso significa que fizemos a coisa certa. O circuito de Austin me agradou desde o início, mas talvez se esse Grand Prix havia sido realizado no final do campeonato, a vitória teria vindo no final da temporada - você nunca sabe. Era uma pista nova para todos e isso me muito de ter feito o teste não ajudou. Quando eu pulei de 125 a Moto2 sofri até um pouco mais do que aquilo que eu tenho quando se deslocam para o MotoGP.
Dizem que de 125cc e 250cc eram a melhor preparação para o MotoGP. O que você aprendeu com a sua experiência em Moto2?
A verdade é que eu não posso comparar com 250 Moto2, porque eu nunca corri em 250. Mas talvez quando eu pulei de 125 a Moto2 eu sofri um pouco mais do que quando se deslocam para o MotoGP. O movimento de Moto2 de MotoGP não é tão grande quanto a partir de 250, porque eu tinha montado com um motor de quatro tempos em Moto2 eo peso da moto é semelhante a uma máquina de MotoGP. Com os eletrônicos que você tem que se adaptar muito, mas o resto é bastante similar. Além disso, o perfil do pneu é bastante semelhante. Há pontos positivos e, provavelmente, alguns negativos. Na Moto2, aprendi muitas coisas. Em 125, é diferente, porque você pode ir all-out do início ao fim, mas na Moto2 você precisa aprender a gerir os pneus, e adaptar-se a um tanque cheio ou vazio, que é um aspecto que você quase não percebe com a menor bikes. Também é uma categoria muito renhida, onde você e sua equipe fazem a diferença.Aprendemos muitas coisas e toda esta experiência nos ajuda na MotoGP agora.
Foi mais divertido do MotoGP?
Depende da corrida. Gosto de andar de MotoGP mais, porque na Moto2 sempre houve conversa ou algo assim, ea moto nunca ia perfeito. Nós éramos todos iguais e que a diferença tinha que ser feita pelo piloto. MotoGP é a classe mais agradável, mas talvez as corridas mais divertidas estavam em Moto2. Agora, em cada circuito ainda sofrer algumas conversas, mas em comparação com Moto2 é quase nada.
Como você ultrapassar com essas motos pesadas?
Na MotoGP as ultrapassagens são difíceis, porque a moto pesa muito e você tem que ser muito confiante quando você passar. Especialmente quando a travagem, com discos de carbono, porque é certo no último segundo. O pneu também permite freio muito duro, então vemos pouco ultrapassagens. Nós também vamos muito rápido e você precisa ter seus passes planejado, embora quando a rival é chegar até você pode adaptar o seu plano um pouco mais.
Marc Marquez vai ser Campeão do Mundo em 2013, se ...
... Se tiver sorte! Eu não quero pensar sobre isso, porque, como vimos nas duas últimas corridas, tudo pode acontecer em um campeonato. Há ainda metade da temporada esquerda e essas duas últimas corridas foram muito bem, mas temos de ver as coisas em condições reais, com (Dani) Pedrosa e (Jorge) Lorenzo totalmente recuperado. Enquanto isso, estamos recebendo esses resultados e, como estamos lá em cima, não há possibilidade.
Todas as raças de terminar, você colocou no pódio. Como você explica isso?
Isso é uma grande surpresa e uma boa notícia. Com exceção de Mugello, em todas as corridas eu terminei no pódio. Consistência também conta muito. Talvez este seja mais impressionante do que as vitórias. Mas a realidade de lutar pelo pódio em cada corrida é uma boa notícia.
O que é que gosta de competir com Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi?
Você aprende muito. Eles são pilotos que nunca jogar a toalha, como já vimos. Você aprende muito andar atrás deles e ao lado deles, vendo como eles enfrentar as corridas, vendo suas estratégias-também um aspecto muito importante. Você pega as pequenas coisas e depois tentar usá-los.
Como é o seu irmão está fazendo nesta temporada?
Ele surpreende a todos. Neste inverno eu vi ele olhando muito forte ao fazer motocross. Eu estava convencido de que ele era rápido. Eu tive que empurrar a fim de permanecer à frente dele.Treinamento pré-temporada em casa foi recompensado. Nós nos esforçamos para alcançar o máximo em conjunto e que nos ajuda a permanecer em boa forma, porque mesmo treinando juntos podemos ajudar uns aos outros.
Será que ele nunca vencê-lo no treinamento?
A diferença de idade de três anos faz a diferença, mas a verdade é que ele está indo muito rápido.Eu ainda pode se sustentar contra ele. Mas haverá um momento em que já não posso ter tanta certeza, porque eu não era tão forte fisicamente como ele na sua idade.
Quais são as suas férias ideais? Você já tem planos para este verão?
Existem alguns planos. Praia, sol e amigos. Eu não vou ter muito de uma pausa, mas durante uma curta semana vou desligar e, em seguida, continuar a formação.
Pressione cortesia liberação de Repsol Media Service
Nenhum comentário:
Postar um comentário